quarta-feira, 1 de abril de 2015

Prefeitura de Passira adequa lixão municipal atendendo pedido do Ministério Público


(Foto reprodução lixão Passira)

A Prefeitura Municipal de Passira através da Secretaria de Infraestrutura deu início ao processo de adequação do lixão municipal as regras e determinações do ministério público, a área onde os lixos estão sendo depositados foi isolada para evitar o acesso de pessoas não autorizadas e consequentemente contaminações.

Para evitar a queima do lixo a secretaria de infraestrutura vem realizando operações de enterrar os resíduos sólidos para evitar a queima irregular do material, com isso menos gases poluentes são lançados sobre o município.


A Lei nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), constitui-se em instrumento essencial na busca de soluções para um dos mais graves problemas ambientais do Brasil, o mal destino dado aos resíduos sólidos, impondo a necessidade premente de substituir os lixões a céu aberto por aterros sanitários como medida de proteção ambiental.

Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada em 2008, somente 27.7% das cidades brasileiras possuíam aterros sanitários, 22.5% possuíam aterros controlados e 50,8% das cidades despejavam o lixo produzido em lixões.

Em Passira devido a delicada situação econômica do município que em grande parte depende de recursos federais e estaduais, ainda não foi possível construir o aterro sanitário, porém a Prefeitura Municipal de Passira vem trabalhando para se adequar as exigências legais.


0 comentários:

Postar um comentário

 

Receber Novidades

Entre em contato

Email: novogironoagreste@gmail.com

#EquipeGiro