domingo, 5 de abril de 2015

Entrevista com o Passirense Hélder Santana finalistas do concurso de fotografia Convenção de Ramsar

Foto de Hélder Santana finalista do concurso
Oito jovens do Brasil, Itália, Suécia, Filipinas, Nova Zelândia, Turquia, Austrália, com idade entre 15 e 24 anos, tiveram suas fotos selecionadas no concurso internacional realizado em função do Dia Mundial das Áreas Úmidas 2015, comemorado em 2 de fevereiro.

Dentre os selecionados está Hélder Santana, jovem que atualmente mora na cidade de Passira, interior de Pernambuco e com uma foto incrível conseguiu ficar entre os 8 finalistas do concurso Convenção Mundial Ramsar das Zonas Úmidas do Dia da Juventude.
 
Hélder Santana nos cedeu uma entrevista reservada onde comentou um pouco da emoção do momento da foto, bem como o que pensava, como conseguiu e como se sente nesse momento, confira abaixo as palavras do jovem talento Hélder Santana que já ultrapassou a marca de 1.500.000 de visualizações em seu perfil no Flickr onde o mesmo expõe suas belas fotos.




1 - Como você se sente por estar representando Passira, Pernambuco e o Brasil inteiro nesse concurso que reúne fotos do mundo todo?

Sinceramente, a ficha ainda não caiu kkkk. Quando paro pra pensar na dimensão que isso representa, sinto como se não pudesse ser real. Me sinto orgulhoso, claro, mas é como se a qualquer momento eu fosse acordar de um sonho. É muito surreal! Quando me inscrevi, embora tivesse consciência da qualidade do meu trabalho, não imaginei que chegaria tão longe. Minha fotografia do garoto no cavalo dentro do rio Capibaribe, algo tão familiar, concorrendo com pessoas do mundo inteiro, de todos os continentes, com milhares de possibilidades de lugares e momentos incríveis pra registrar... aí eu chego na final! Quando fiquei sabendo, foi uma emoção incrível! Logo depois, o suspense. Como ainda não anunciaram as colocações oficiais dos oito primeiros, estou tentando guardar as expectativas e as emoções pro dia do resultado final. Não quero me precipitar. Estou à espera de algo concreto pra me fazer cair na real kkkkkk'.

2 - No que você estava pensando na hora que tirou a foto? Foi planejada ou espontânea?

Pra essa pergunta, vou usar a descrição que pus na própria foto. O que aconteceu em cerca de uma hora buscando a imagem perfeita: "Eu sou de Passira, e no fim da tarde estava voltando de carro da cidade vizinha (Limoeiro). Como quase sempre ando com meu equipamento fotográfico em mãos, estava usando rotas alternativas à procura de imagens que saltassem aos meus olhos. 

Não sei se era exatamente seguro usar uma câmera ali (nem em qualquer outro lugar em situação semelhante), mas fui otimista, como sempre. Já perto da saída da cidade, atravessando a menor das três pontes que fatiam a zona urbana do município, me deparei com essa cena. A luz estava naturalmente irretocável, com uma beleza raramente vista. A atmosfera era azul, contrastando suavemente com o verde recém-nascido das primeiras chuvas da estação. Bem ao lado da ponte, estavam alguns garotos e dois cavalos, prontos pra entrar no rio. Parei o carro, peguei minha câmera (Nikon D7000), e pus nela a lente que mais achei adequada no momento, minha tão querida Nikkor 105mm f/2.5 AI-S, de focagem manual. 

Os garotos entraram na água e eu fui me aproximando pouco a pouco, o máximo que pude sem ter que entrar na água. Passei alguns minutos procurando um bom ângulo e tentando antever os movimentos dos motivos. Tendo passado cerca de 10 minutos ali, já podia prever certas situações em determinados momentos, e foi exatamente assim que me preparei pra fazer a foto. Fiquei no melhor lugar possível, enquadrando e esperando o momento certo de fazer o click, até que, como havia acontecido algumas vezes (em ângulos menos favoráveis), o cavalo ergueu as patas dianteiras, com o menino na garupa, levantando um bocado de água. Era o momento perfeito, daqueles que mesmo antes de clicados você já sabe que vai ser uma grande foto. 

A luz fez um grande papel em tudo, recortando o cavalo, o garoto, a água voando, dando cor de céu ao rio, brilho nas ondulações líquidas e na vegetação. Continuei clicando dentro e fora dessa cena até que a chuva começasse a dar sinais de presença onde eu estava, e por uma questão de segundos não consegui enquadrar um raio que, inesperadamente, partiu o céu bem no fundo da cena. Com o tempo fechando rapidamente e o sol se esvaindo por completo, todos saíram da água, e só aí fui embora, feliz da vida."

3 - Comente um pouco esse momento que você está vivendo:

Sou fotógrafo e músico autodidata e estou sempre em busca de novas maneiras de me expressar, de mostrar meu olhar sobre o mundo. Como quase todas as minhas fotos, não a fiz por retorno financeiro, mas sim por apreciação, seguindo a intuição, e até hoje, está é a imagem me deu mais reconhecimento entre todas. A questão é; Faça com amor que tudo fica bem feito. Tendo isso em mente, o sucesso é apenas consequência. Quem perde a sensibilidade perante um mundo tão belo e tão vasto, não pode ter nada do que se orgulhar.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Receber Novidades

Entre em contato

Email: novogironoagreste@gmail.com

#EquipeGiro